Oie, olha eu aqui de novo, Vivian! Aqui nesse post, quero reforçar alguns pontos e trazer o foco pra mais alguns novos.
O primeiro reforço, o da conscientização de que existe um problema psicológico e emocional por detrás de qualquer desequilíbrio de peso, e isso não é vergonha alguma. Eu digo vergonha, porque ainda existe um sério preconceito em relação à saúde mental das pessoas, o que faz com que qualquer dificuldade que sinta permaneça muitas vezes em segredo. Quando consegue avançar e tem a coragem suficiente pra melhorar sua vida e resolve buscar ajuda psicológica, segredo também! Afinal, “o que pensarão de mim? Que sou uma pessoa incapaz de resolver meus problemas?”.
Se as pessoas fossem ensinadas a cuidar da saúde mental e emocional delas desde crianças, provavelmente, a grande maioria dos problemas relacionados seriam imensamente minimizados e não causariam os danos que causam, e elas aprenderiam que tratar da “cabeça” e do “coração” faz parte de uma higiene assim como fazem com o corpo.
Muitas pessoas sequer sabem que têm dificuldades no terreno psicológico e emocional, usando como válvulas de escape a bebida, o cigarro, os jogos, o sexo, as compras, dentre outros. E o vício da comida é o foco deste nosso trabalho.
A boa notícia é que pra você que tem acompanhado nossos artigos, está ficando mais fácil identificar as causas ou gatilhos e os recursos necessários para que você possa voltar ao seu estado natural de tranquilidade – sim – porque por mais que você não se recorde qual foi a última vez em que passou uma semana totalmente equilibrada ou feliz, estar em equilíbrio é seu estado natural.
Então você já ficou sabendo que o ponto de partida é saber quem você está sendo a partir dos seus pensamentos, aprender a dominar os seus pensamentos e escolher o que for melhor pra você e não ser mais dominado por eles. Poder usar seu inconsciente como piloto automático de forma cada vez mais evoluída e segura.
E perceba que o domínio sobre sua mente e suas emoções te trará não só o corpo que você deseja gradativamente como as consequências naturais disso que são melhores escolhas e realizações. Você não atingirá só o resultado positivo na balança, mas em vários aspectos da sua vida, porque está tudo interligado.
Você também pode utilizar os exercícios para perceber de como você pensa sobre quaisquer áreas da sua vida. E concomitantemente adotar alguma outra prática de autoconhecimento como ioga, meditação, relaxamento ou auto-hipnose. Aqui comigo você terá a oportunidade de conhecer esta última, que por si só já te levará a um estado de drástica diminuição da ansiedade e relaxamento.