Vivian Leivas Psicologia para Emagrecimento

Você sabe o que é a compulsão alimentar?

Está gostando? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp

Transtorno do Comportamento Alimentar, é um quadro psiquiátrico, que afeta a saúde psicológica, emocional e física da pessoa. O comportamento alimentar compulsivo possui duas frentes, que são o TCAP, que significa Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico, ou a Bulimia; a diferença entre eles é que na bulimia há um comportamento compensatório após a ingestão alimentar exagerada, ou seja, a pessoa recorre ao uso de laxantes, remédios, indução ao vômito, exercícios físicos, diuréticos, inibidores de apetite, até drogas mais pesadas como a cocaína, dentre outros. Por vezes a compulsão pode ser uma comorbidade, ou seja, a pessoa pode ter compulsão alimentar aliada a outros transtornos, como transtorno de ansiedade, depressão ou bipolaridade, dentre outros.

A compulsão é vista da forma médica ou da forma popular. É muito comum as pessoas falarem que estão compulsivas, mas nem sempre elas têm realmente o transtorno, mas um comportamento alimentar episódico ou mesmo um desregramento alimentar. Então vamos esclarecer aqui principalmente a compulsão enquanto transtorno.

Durante a compulsão, o sistema mesolímbico dopaminérgico central é ativado. E qto mais dopamina, mais eu quero sentir esse prazer.

Para que uma pessoa seja diagnosticada com compulsão alimentar, é necessário:

  •  Episódios de comer de forma exagerada ou muito rapidamente por pelo menos uma vez por semana durante 3 meses.
  • Que a pessoa sinta algum tipo de sofrimento psíquico e emocional como culpa, tristeza, frustração, raiva, crenças de fracasso ou incapacidade, dentre outros pensamentos e emoções perturbadoras.

No transtorno compulsivo a pessoa pode relatar sensações e sentimentos antes do episódio como falta de controle, ansiedade, angústia, como se “algo a possuísse”, sendo assolada depois por um forte sentimento de desvalor, de culpa, raiva e tristeza. E pode ser algo muito menos perceptível… pode ser tb ao longo do dia os belisquetes… foi comendo, comendo e quando se deu conta, o dia passou e comeu pacotes de salgadinho, de chocolate, um pote de sorvete, uma pizza inteira, quase um bolo inteiro, por aí…

E o que pode trazer estas mesmas sensações pro nosso corpo? ahaaa… atividade física e a hipnose

Adotando estas estratégias com, é claro, acompanhamento terapêutico e/ou médico adequados, a melhora é muito grande, além de uma melhoria na qualidade de vida.

Aproveite e Veja Também...

DESCUBRA NESSE E-BOOK AS 20 MUDANÇAS QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA EMAGRECER DEFINITIVAMENTE